A MELHOR VERSÃO DE SI MESMO

Consultoria & Mentoria para Pequenos Negócios

A MELHOR VERSÃO DE SI MESMO

janeiro 9, 2020 Carreira Coaching Comportamento 0

Parece que perdi as contas, de quantas vezes eu li ou ouvi falar sobre desemprego, crise e corrupção. Parece estranho que muitas vezes vemos celebridades e autoridades como pessoas impecáveis, vivendo a vida de riquezas e glamour dos contos de fadas. É preciso que paremos de viver com nossas cabeças nas nuvens e encaremos a realidade como ela é.

O mundo possui um vasto cardápio para baixar nossa autoestima, assim como o contrário também é verdadeiro. Mas, seja o que for que aconteça, devemos tentar não perder nosso próprio “senso de si”, nossa identidade.

Então, o que é preciso para ser um “ponto fora da curva”?

Aqui estão algumas das coisas que você pode pensar em melhorar esta semana.

1. CONHEÇA O SEU PROPÓSITO DE VIDA:

Você está vagando pela vida com pouca direção, esperando encontrar felicidade, saúde e prosperidade? Identifique seu propósito de vida, escreva uma declaração de missão e terá sua própria bússola para te guiar.

Isso pode parecer complicado no início, quando você se vê em um obstáculo ou mesmo sem saída. Mas há sempre essa pequena lacuna para mudar as coisas e você pode fazer uma grande diferença consigo mesmo.

2. CONHEÇA SEUS VALORES PESSOAIS:

O que você mais valoriza na vida? Faça uma lista dos seus 5 principais valores.

Alguns exemplos são: segurança, liberdade, família, desenvolvimento espiritual, aprendizado. À medida que você define suas metas para 2020, verifique se suas metas estão congruentes com os seus valores. Se o objetivo não se alinhar com nenhum dos seus cinco principais valores, você pode querer reconsiderá-lo ou revisá-lo.

O número não deve desencorajá-lo, em vez disso, deve motivá-lo a fazer mais do que jamais imaginou.

3. CONHEÇA AS SUAS REAIS NECESSIDADES:

Necessidades não atendidas podem impedir que você viva plenamente. Cuide-se! Você precisa ser reconhecido, estar certo, ter controle, ser amado? Há tantas pessoas que viveram suas vidas sem perceber seus sonhos e a maioria delas acabou ficando estressada ou mesmo deprimida por esse assunto. Liste as suas quatro principais necessidades e obtenha-as antes que seja tarde demais!

4. CONHEÇA SUAS PAIXÕES

Você sabe quem você é e o que realmente gosta na vida? Obstáculos como dúvida e falta de entusiasmo só irão te prejudicar, mas não irá descarrilar sua chance de se tornar a pessoa que você deveria ser. Esforce-se e honre as pessoas que te inspiram.

5. VIVA DE DENTRO PARA FORA:

Aumente a consciência de sua sabedoria interior refletindo regularmente em silêncio. Partilhe com a natureza. Respire profundamente para acalmar sua mente distraída. Para a maioria de nós, é difícil encontrar a paz e tranquilidade que queremos, mesmo em nossas próprias casas. No meu caso, muitas vezes apenas me deito na rede e ouço música clássica. A música acalma a fera interior.

6. HONRE SEUS PONTOS FORTES:

Quais são seus traços positivos? Que talentos especiais você tem? Lista três! Se for difícil, pergunte aos mais próximos de você para ajudar a identificá-los. Ex.: Você é criativo, bom líder, bom ouvinte, bom nas artes manuais? Encontre formas de expressar seu “EU autêntico” através de seus pontos fortes. Você pode aumentar sua autoconfiança compartilhando o que conhece com os outros.

7. SEJA ÚTIL AOS OUTROS:

Quando você vive autenticamente, você começa a achar que desenvolve um senso interconectado de ser. Quando você é fiel a quem você é, vivendo seu propósito e dando seus talentos ao mundo, você dá de volta ao universo o que veio compartilhar com os outros – seu espírito – sua essência. As recompensas por compartilhar seu presente com os que estão perto de você são realmente gratificantes. Autoaperfeiçoamento é, de fato, um tipo de trabalho que vale a pena. Nem sempre deve estar dentro dos limites de um escritório, ou talvez nos quatro cantos do seu próprio quarto. A diferença está dentro de nós mesmos e no quanto queremos mudar para melhor.

Até o próximo artigo e nos encontramos no Topo!


by Coach Gilson Souza

Mestre em Saúde Mental | Psicanalista | Graduado em Pedagogia | Graduado em Gestão de Recursos Humanos | Master Coach Trainer | Analista de Perfil Comportamental | MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *